segunda-feira, 7 de junho de 2010

VALIOSAS OBRAS DE PICASSO...


Guernica ficou em Nova Yorque até 1981,e só voltou a Espanha com a democracia a pedido de Picasso até agora está em Madrid mas os bascos querem que vá para Bilbau.
O “Guernica”, possivelmente o quadro mais famoso de Picasso, não vai sair do Museu Rainha Sofia, onde “está muito bem”, apesar da vontade contrária do diretor do Prado, garantiu, no sábado, a ministra da Cultura espanhola.
“O Ministério nunca colocou a possibilidade de transferir o Guernica. Está muito bem onde está”, afirmou Angeles González-Sinde, à agência espanhola Efe.
A ministra salientou que a proposta de o “Guernica” ser transferido para o futuro Salão de Reinos, que acolheu, até agora, o Museu do Exército, “foi colocada pelo Museu do Prado de forma respeitosa”.
Angeles González-Sinde negou qualquer disputa à volta do quadro entre os dois maiores museus de Espanha, considerando o debate salutar em termos artísticos e da História da Arte.
Quase 73 anos depois de ser pintado pelo artista considerado um dos pioneiros do estilo cubismo, o quadro marcou,ontem, a imprensa espanhola, que noticiou a polêmica entre os directores do Prado e do Rainha Sofia.
Doze anos depois de um relatório técnico ter proibido, para bem do próprio quadro, qualquer movimento fora das salas do Rainha Sofia, foi o próprio diretor do Prado, Miguel Zugaza, a defender a mudança do “Guernica”, de forma permanente.
O fato de o assunto ter voltado a ser debatido tem surpreendido críticos e observadores da Arte em Espanha, em especial depois de, em 1998, uma exaustiva análise sobre o estado de conservação do quadro ter sido clara sobre o seu futuro.
Fonte: Jornal de Angola Online - fev. 2010



Desnudo, hojas verdes y busto” -“Nu, folhas verdes e busto”-, de 1932, de Pablo Picasso, foi arrematado, na terça-feira, e, leilão por 106,4 milhões de dólares, um recorde para uma obra de arte, informou a casa Christie’s, de Nova Iorque.
O valor supera os 104,1 milhões de dólares pagos, em 2004, por outro quadro de Picasso, “Joven con pipa”, e os 104,3 milhões dados, em Fevereiro, pela escultura “L’homme qui marche”, do italiano Alberto Giacometti, que detinha o recorde de um preço de venda de uma obra de arte, em leilão. “Desnudo, hojas verdes y busto” estava avaliado entre 70 e 90 milhões de dólares. O recorde refere-se a leilões, já que em vendas privadas o valor foi superado, como os 140 milhões de dólares pagos, em 2006, por uma obra de Jackson Pollock. O Picasso, arrematado por um comprador não identificado, era a principal peça da colecção Frances Lasker Brody, uma filantropa de Los Angeles falecida em Novembro
.
Fonte: Jornal Online de Angola, maio 2010.





A pintura de Pablo Picasso “O actor” vai ser submetida a um restauro, depois de uma mulher que visitava o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque,cair para cima do quadro e rasgar a tela, segundo informou o museu.
De acordo com a CNN, a obra de Picasso foi danificada na sexta-feira, quando uma visitante perdeu o equilíbrio e caiu sobre a tela, de quase dois metros de altura, provocando-lhe um rasgão de cerca 15 centímetros no canto inferior direito da pintura.
Em comunicado divulgado pelo museu, no domingo, não foram dados mais pormenores sobre o incidente, limitando-se a afirmar que o trabalho de restauro deve ser “discreto”.
O quadro “O actor” marcou a transição entre as fases do artista conhecidas por “azul” e “rosa” e foi pintado entre os anos de 1904 e 1905. A tela foi doada ao Metropolitan por Thelma Chrysler Foy em 1952, e foi incluída em todas as grandes exposições sobre Picasso na Europa e nos Estados Unidos
.
Fonte: Jornal de Angola Online, 27 jan 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário