quarta-feira, 26 de maio de 2010

Um Gênio chamado DALÍ...

Salvador Dalí
Pintor espanhol, nascido em Figueras , Catalunha. Estudou inicialmente em Madrid e Barcelona, onde recebeu influências do Cubismo e do Futurismo. Em 1927 visitou Paris, aí conhecendo Picasso, Max Ernest e Yves Tangury, art noveau e, sobretudo, o surrealismo, de que se tornaria um dos maiores representante.
Principais obras: “O Enigma de Guilherme Tell”, “Eco Nostálgico”, “Construção Fôfa com Ervilhas Cozidas”, “Retrato de Gala” e “A persistência da Memória”. Colaborou como cenarista nos filmes Le Chien Andalou (1929) e L’Âge d’Or (1931), de Luis Bruñuel. Ilustrou Les Chants de Maldoror, de Lautréamont Nuits Partagées, de Paul Eluard, a Divina Comédia e o Dom Quixote. Pintou murais (Londres, 1936) e desenhou jóias.
Foi cenógrafo e figurinista (bailados Labyrinth e Colloquia Sentimenta) Alem de artigos e ensaios, escreveu A Vida Secreta de Salvador Dalí (1942).



DESTINO, POR SALVADOR DALÍ & WALT DISNEY



Em 1946 Walt Disney contratou Salvador Dalí para a elaboração de um curta-metragem de animação em cima da música Destino do compositor mexicano Armando Dominguez. A animação com 6 minutos ficou guardada/esquecida ou mantida em sigilo. Em 2003, Roy Disney e o produtor Baker Bloodworth deram acabamento final ao curta. Premiado como o melhor curta-metragem de Melbourne-Austrália e no Rhode Island Internacional - EUA, Destino também foi indicado para o Oscar da categoria de curta-metragens de animação.
MALTA, 2009.


COMERCIAL COM SALVADOR DALÍ...


( Tradução)DALÍ DIZ: EU SOU LOUCO POR CHOCOLATE LANVIN.


Reportagem exibida pelo Jornal da Globo sobre Salvador Dalí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário